top of page
Um pouco de história
Francisco Ferdinando

Dentre as pesquisas que envolvem o contexto do cenário que motivou a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), é consenso dos historiadores que a sociedade da época clamava por mundaças que afetaram todo o mapa-mundí, deixando-o como conhecemos nos dias atuais. As mundaças geográficas foram traduções das razões que levaram ao conflito, sendo a motivação delas o nacionalismo, a democracia, o regime de lei internacional e a busca do direito das nações. 

Segundo o vídeo documentário da BCC o conflito foi "lutado nas montanhas, desertos e no ar" pelos grandes impérios -  austro-húngaro, alemão, russo, turco -, que devastaram cidades, regiões e países que abalaram por anos toda a Europa. 

 

A insatifação dos países euroupeus com as condições terrotorialistas de suas colônias já se arrastava desde o Neocolonialismo - divisão da Ásia, África e oceania, entre os países homogêneos da Europa. Segundo a antropóloga e professora do Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina, Adriane Nopes, países como a Itália e Alemanha ficaram insatisfeitos com a divisão, já que com ela seus interesses econômicos ficaram para segundo plano.

 

 

A disputada econômica, somada a

corrida armamentista e a

insatisfação terrotorial, foram as

principais motivações do conflito,

que teve seu estopim com o

assassinato do príncipe

austro-húngaro Francisco

Ferdinandes. Em uma visita a

Saravejo (Bósnia-Herzegovina,

Sérvia), o então príncipe levou um

tiro do jovem sérvio Gavrilo

Princip, tendo sido o evento ideal para que o Império Austro-Húngaro de Fernidandes, declarasse guerra com apoio da Alemanha. O contexto que levou a grande Guerra de Raças e Nacionalidades, como proposto pela BCC em seu documentário, comprova a luta pela qual a sociedada da época passava na tentativa de mudar a forma que estava vivendo. Esses anseios eram transparecidos em grupos secretos, como os "Mãos Negras", do qual Gavrilo fazia parte, tendo o apoio da Sérvia, o que possibilitou o planejamento do ataque ao príncipe. 

 

Para muitos Gavrilo foi e 100

anos depois continua sendo

considerado um herói, já

que graças a ele a pequena

Sérvia tomou frente a suas

ambições e enfrentou a

guerra declarada

pelo império 

Austro-Húngaro em 28 de

Julho de 1914.

 

 

 

 

 

 

➜ Política de Alianças

 

Os países da Europa criaram alianças desde o final do século XIX devido a industrialização, durante a Guerra elas se manteram.  

De um lado a Tríplice Aliança formada em 1822 pela Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha (sendo que em 1915 a Itália migrou para outra aliança). 

 

Do outro lado a Tríplice Entente, formada em 1907 pela França, Rússia e Reino Unido. O Brasil fez parte desta mesma aliança, enviando médicos e medicamentos para os campos de batalha.  

 

 Desenvolvimento

 

As batalhas foram marcadas por muita violência, devido ao impacto que os novos equipamentos bélicos proporcionaram, como por exemplo, o uso de aviões, assim como os tanques de guerra.

Em grande parte, os conflitos aconteceram nas trincheiras, onde os soldados ficavam muitas vezes por dias, lutando com o objetivo de conquistar seus territórios.  

Como em todas as guerras os recursos, são totalmente voltados para as batalhas, o que não significou condições apropriadas para os soldados em campo. As más condições ocasionaram nas transmissão de doenças como a Gripe Espanhola, que matou milhões de pessoas.

 

Assim como nas frentes de batalha, onde as situações eram cada vez mais precárias, nas cidades e regiões agrícolas a situação não era diferente. A miséria, fome e a situação econônimica estavam em total decline. 

 

 

 

 

-> O Fim do conflito

 

Em 1917 os Estados Unidos entram no conflito ao lado da Tríplice Entente, com o objetivo de preservar suas alianças econômicas principalmente com Inglaterra e França. A potência norte americana marcou a vitória do conflito que durou quatro anos. Os países pentecentes a Tríplice Aliança foram obrigados a assinar a rendição. Como conseguência os derrotados  tiveram que assinar o Tratado de Versalhes, que trouxe como principal ponto a responsabilização da Alemanhã por todas as causas da Guerra, além da perda de suas colônias sobre os oceanos e continente africano. A Alemanha ainda ficou responsável por pagar uma dívida sobre todos os prejuízos causados a guerra.

 

Em 1.567 dias o conflito teve 60 milhões de soldados, sendo que 8 milhões foram mortos, 7 milhões ficaram incapacitados permanantemente e 15 milhões ficaram gravimente feridos. 

A Alemanha perdeu em torno de 15,1% de sua população masculina ativa, a Áustria-Húngria perdeu 17,1% e a França 10,5%.

 

O que? Quando? Onde? Como? 

 

No dia 28 de Julho de 2014 o evento que ajudou a estruturar as bases do século XX completou 100 anos.  

Descubra onde, quando e como isso aconteceu em 1914. 

    © 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

    bottom of page